Cadeira Domus
Ilmari Tapiovaara, 1946
Uma obra-prima do design de mobiliário moderno, a Cadeira Domus foi criada como parte de uma série de móveis para o complexo de alojamentos estudantis Domus Academica, em Helsinque. Confortável o suficiente para permitir longos períodos sentado, a Cadeira Domus alcançou grande sucesso internacionalmente, tornando-se conhecida como "A Cadeira Finn". Os característicos braços curtos permitem que a Cadeira Domus seja puxada para perto da mesa, perfeita para estudar e jantar, oferecendo o suporte e o conforto necessários. Projetadas em 1946 por Ilmari Tapiovaara, as Cadeiras Domus têm sido instaladas em residências e espaços públicos em todo o mundo desde então.
Lounge Chair 43
Alvar Aalto, 1937
A deslumbrante Lounge Chair 43 explora ainda mais as possibilidades da fabricação de madeira curvada. Uma declaração de design, ela demonstra a estabilidade e a flexibilidade oferecidas pela lamela de bétula, que permite curvas e dobras com resistência comparável à do aço tubular, mas com um visual e toque mais aconchegantes. Com estrutura em madeira laminada de bétula em balanço e estofamento em tecido de linho, a Lounge Chair 43 combina beleza com conforto excepcional.
Poltrona Domus
Ilmari Tapiovaara, 1946
Com os distintos apoios de braços Domus e assento e encosto feitos de um único elemento de madeira compensada, a Poltrona Domus é extremamente confortável. Em 1946, o designer Ilmari Tapiovaara e sua esposa Annikki ganharam a encomenda para projetar o interior do complexo estudantil Domus Academica, em Helsinque. Confiante de que o funcionalismo promoveria a igualdade social, Tapiovaara criou a Poltrona Domus como parte de uma série de móveis para os estudantes. Com o tempo, a popularidade da Poltrona Domus se estendeu muito além do local para o qual foi originalmente projetada.
Poltrona Karuselli e Pufe
Yrjö Kukkapuro, 1964
Com estilo distinto e excepcionalmente confortável, a Poltrona Karuselli exemplifica o interesse do designer Yrjö Kukkapuro em alcançar o máximo conforto por meio da união de funcionalidade, ergonomia e forma orgânica. Kukkapuro passou vários anos esculpindo a cadeira, envolvendo-se em tela de arame e fazendo um molde de gesso do próprio corpo em postura relaxada para atingir as dimensões perfeitas. Assim que a forma icônica da cadeira foi descoberta em 1964, ela se tornou um sucesso internacional imediato. A cadeira levou Gio Ponti a escolher Karuselli para a capa da Domus em 1966 e inspirou Sir Terence Conran a proclamá-la sua cadeira favorita.
Poltrona Mademoiselle
Ilmari Tapiovaara, 1956
A Poltrona Mademoiselle é feita de bétula maciça e foi desenvolvida especificamente para o lar. Produzida com um método de construção ancestral, o encosto raiado contrasta fortemente com as curvas modernistas suaves da borda suavemente arredondada do assento. Ao criar a Mademoiselle, o designer Ilmari Tapiovaara inspirou-se nas cadeiras tradicionais finlandesas e, em seguida, aplicou sua própria abordagem de design moderno. Também disponível como cadeira de balanço.